Programa de Apoio à Governação Democrática de Timor-Leste - Entrega de certificados de participação em Ação de Formação em Investigação de crimes de incêndios

Publicado em segunda-feira, 30 novembro 2015 16:52

Decorreu no passado dia 27 de novembro de 2015 a cerimónia de entrega de certificados de participação na ação de formação especializada na investigação de crimes de incêndios.

A referida ação, com a duração de três semanas, contou com a participação de inspetores e peritos da Polícia Científica de Investigação Criminal, sendo assegurada por uma equipa constituída por dois Inspetores-Chefes, especialistas nesta temática, ambos da Polícia Judiciária de Portugal.

Este curso integra-se no ciclo formativo do biénio 2015-2016 que assegurará a formação técnica e o desenvolvimento de capacidades nos domínios da investigação criminal, polícia científica e análises laboratoriais em Timor-Leste, através de quase uma dezena de ações.

Este projeto enquadra-se na Componente de Justiça do Programa de Apoio à Governação Democrática de Timor-Leste, cooperação delegada pela União Europeia em Portugal no Camões, IP. Que tem, desde 2012, e em parceria com o Ministério da Justiça da República Democrática de Timor-Leste e com outras entidades locais, acompanhado a criação de um novo órgão de polícia criminal altamente especializado, numa área fundamental para o desenvolvimento de Timor-Leste.

A Polícia Cientifica de Investigação Criminal, constituída em 2014, é constituída por mais de 47 Investigadores e 31, todos formados no âmbito do referido Programa, numa estratégia que passou pela formação em Timor-Leste e junto da Escola de Polícia Judiciária, em Portugal.