Cabo Verde: Encerramento do 2º Curso de Investigação Criminal destinados a efetivos da Polícia Nacional

Publicado em segunda-feira, 14 dezembro 2015 16:41

Decorreu no dia 11 de dezembro de 2015, o encerramento do 2º Curso de Investigação Criminal, nas instalações do Centro de Formação da Polícia Nacional. Esta Ação inseriu-se no âmbito do Programa de Cooperação Técnico-Policial que resulta da parceria estabelecida em 2007 entre os Ministérios da Administração Interna de Portugal e Cabo Verde e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., no quadro do Plano de Ação acordado para 2015.

Organizado e ministrado por 3 formadores do Departamento de Investigação criminal da Polícia de Segurança Pública de Portugal, o 2º Curso de Segurança Pessoal teve a duração de 4 semanas (decorridas entre 16 de novembro e 10 de dezembro), compreendeu 120 horas de formação e teve como destinatários 20 efetivos do Comando Regional da Praia da Polícia Nacional de Cabo Verde, os quais já colocados em unidades policiais com competência em investigação criminal.

Aos 20 efetivos soma-se um outro contingente de 20 elementos que concluíram, com igual sucesso, o 1º Curso ministrado e que decorreu entre os dias 22 de outubro a 13 de novembro.

O encerramento do 2º de Curso Investigação Criminal assinalou ainda a conclusão do Plano de Atividades desenvolvido em 2015 no âmbito Programa de Cooperação Técnico-Policial.

Tendo beneficiado de um envelope financeiro global na ordem dos 145.000€, este Plano materializou-se na realização de dois Cursos Segurança Pessoal/Proteção Entidades, dois Cursos Investigação Criminal, um Curso Trânsito e estágio do Serviço Nacional Bombeiros e Proteção Civil na Autoridade Nacional Proteção Civil.