Portugal: Fórum da Cooperação para o Desenvolvimento realiza-se a 26 de março em Lisboa

Publicado em quarta-feira, 20 março 2013 16:56

O Fórum da Cooperação para o Desenvolvimento (FCD), importante evento consagrado ao diálogo e à criação de sinergias entre todos os atores da Cooperação Portuguesa, reúne-se dia 26 de março de 2013 em Lisboa, no Instituto da Defesa Nacional (IDN), contando com a presença do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Brites Pereira.

A ordem de trabalhos desta VII reunião plenária do FCD, que decorrerá entre as 10:00 e as 12:30 no Auditório principal do IDN, integra dois temas: “Avaliação do CAD – OCDE – Progressos registados e suas implicações”e “Dinamização dos Grupos de Trabalho e reuniões temáticas”.

Instituído no âmbito da Visão Estratégica para a Cooperação (aprovada pela resolução nº 196/2005 de 22 de Dezembro), o FCD tem em vista a concertação entre as instituições estatais e não estatais do setor, de modo a contribuir para a Eficácia e para a coerência global da política de Cooperação Portuguesa, cuja coordenação cabe ao Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (CICL).

O FCD é, assim, um espaço de promoção da complementaridade da Cooperação Portuguesa, dedicado ao diálogo entre o Estado, a Administração Local e a Sociedade Civil, de modo a incentivar a criação de parcerias e de projetos comuns. Ao FCD compete igualmente a reflexão em torno de propostas e a emissão de pareceres e recomendações na área da cooperação para o Desenvolvimento e atuação dos agentes privados.

O histórico deste evento regista seis plenários realizados nas seguintes datas: 11 de novembro de 2008, 8 de maio e a 8 de setembro de 2009; 16 de abril e 23 de novembro de 2010 e 12 de julho de 2012. O FCD tem uma composição colegial, integrando um Secretário Executivo (cargo desempenhado pela Presidente do CICL) e representantes de entidades públicas e privadas. Pode funcionar em regime de plenário ou de reuniões temáticas.

O último FCD, subordinado ao tema “Estratégia da Cooperação Portuguesa até 2015”, distinguiu-se por introduzir um novo formato, mais representativo e participativo, que reuniu responsáveis de Fundações, ONGD, Municípios, Instituições do Ensino Superior, Centros de Investigação, Sindicatos e Associações Empresariais.

O evento triplicou o número de entidades convidadas para cerca de cem, provenientes de norte a sul do país. Na sessão plenária de 2012 foi sublinhada a necessidade de olhar para a Cooperação de forma diferente, à luz da evolução da arquitetura global deste setor, que compreende novas dinâmicas, atores e fontes de financiamento, bem como novos desafios, nacionais e internacionais.

A participação no próximo FCD está sujeita a convite.

O Instituto da Defesa Nacional (IDN) situa-se na Calçada das Necessidades n.º 5, em Lisboa.