Fórum da Cooperação para o Desenvolvimento, no Camões, I.P.

Publicado em segunda-feira, 23 maio 2016 19:16

No dia 25 de maio de 2016, vai ter lugar no Camões, I.P. uma reunião do Fórum da Cooperação (FCD). Esta reunião do FCD deverá juntar cerca de três dezenas de organizações parceiras (entre Instituições do Ensino Superior, ONGD, Fundações, Associações Empresariais, Sindicatos, Autarquias, Centros de Investigação e Governos Regionais).

Este encontro abordará como tópicos da Agenda as prioridades e coordenação no seio da Cooperação portuguesa, os Programas Estratégicos de Cooperação (PEC), a operacionalização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a Cimeira Humanitária Mundial, bem como o processo de avaliação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED).

O Fórum da Cooperação para o Desenvolvimento é um órgão consultivo no âmbito da conceção, formulação e acompanhamento da política de cooperação para o desenvolvimento, de educação para o desenvolvimento e de ajuda humanitária. Tem como função principal a promoção de mecanismos de conhecimento e coordenação entre os atores da cooperação que não pertencem à administração central do Estado e entre estes e o organismo da administração pública portuguesa responsável pela condução da política de cooperação para o desenvolvimento, o Camões, I.P.

À luz dos novos desafios do desenvolvimento e da evolução da arquitetura global da cooperação, pretende-se reforçar a promoção de sinergias e formas de complementaridade entre as ações dos atores públicos e privados, e dos atores privados entre si, contribuindo para a eficácia e coerência global da Cooperação portuguesa.