Cabo Verde: Fotografias de Hélder Monteiro em exposição no Mindelo

Publicado em quarta-feira, 18 julho 2012 08:38

BLUE é o título da exposição de fotografia de Hélder Paz Monteiro que o Centro Cultural português – Polo do Mindelo exibe na sua sede entre dia 20 de julho e dia 15 de agosto de 2012, reunindo 30 obras do artista, natural de Santo Antão.

Blue, é, para Hélder Paz Monteiro, a sua forma de apresentar a realidade, nela procurando captar e explorar marcas que evidenciam o seu caráter multifacetado e diverso, através de registos da sua simplicidade, da sua excelência, do equilíbrio prático das coisas, da intervenção humana sobre a paisagem. Sobre esses sinais imprime o fotógrafo a sua própria marca, através da seleção da perspetiva, do plano, ou do enfoque que melhor traduza a suas impressões, que quer livres de constrangimentos criativos e inspiradas no seu lado menos racional. “É a arte de ver”, refere Paz Monteiro na apresentação, “é a paixão de fazer e o prazer de compartilhar esses momentos BLUE, de um espírito BLUE, com alguma loucura e exagero”.

Hélder Paz Monteiro cursou Arquitetura e Urbanismo no Rio de Janeiro e é ainda enquanto estudante que compra a sua primeira câmara fotográfica analógica e faz as suas primeiras fotografias, passando depois para a fotografia digital. De 2005 a 2009, além de participar em várias exposições coletivas, realiza cinco individuais, todas em Santiago. É coautor nas antologias de fotografia “Essência e Memória", Volumes II e III, "Olhar a Urbe", "da luz (e) da sombra" e "Fragrâncias da luz", publicadas em Portugal pela Chiado Editora e Edições Vieira da Silva.