França: Agência da Curta-Metragem promove cinema luso em Clermont-Ferrand

Publicado em quinta-feira, 16 janeiro 2014 17:29

A Agência portuguesa da Curta Metragem participa na 36ª edição do mais importante certame europeu deste género cinematográfico, o Festival de Clermont-Ferrand (França), que se realiza de 31 de janeiro e 8 de fevereiro de 2014, contando com dois filmes portugueses em competição.

A presença da Agência em Clermont-Ferrand, com o apoio do Camões IP, vai assegurar a divulgação das curtas portuguesas através de um conjunto de atividades a desenvolver no 29º Mercado da Curta-Metragem: um stand promocional, um catálogo sobre os filmes portugueses produzidos e um trabalho diário de divulgação da cinematografia nacional junto dos profissionais presentes.

A mediatização do evento e a presença de cerca de 3300 profissionais do cinema de todo o mundo fazem do Mercado da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand um espaço privilegiado, e de extrema importância, na promoção e divulgação do cinema português.

A Agência da Curta Metragem foi criada pela Curtas Metragens CRL, entidade que realiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, assumindo um papel de relevo na projeção internacional das curtas-metragens portuguesas, quer através de ações de promoção em eventos e festivais de cinema, quer através da organização de iniciativas e programas especiais retrospetivos.

Nesta edição, duas curtas portuguesas foram selecionadas entre os 6500 filmes de todo o mundo que se apresentaram a concurso.

O documentário "Rhoma Acans", da estudante da Escola Superior de Teatro e Cinema Leonor Teles, foi escolhido para a Competição Internacional. No filme, uma reflexão sobre a família e a tradição, a realizadora analisa a história da sua família “e a sua relação com o peso da tradição cigana a que outrora pertenceu". Esta película venceu o último Curtas Vila do Conde na categoria Take One!.

A ficção portuguesa "Panorama", de Francisco Ferreira, produzida no âmbito do projeto Ruptura Silenciosa, foi selecionada para a competição Labo. No programa especial Ways to Escape será exibida a curta-metragem "Longe do Éden", de Carlos Amaral, um filme produzido no âmbito da Capital da Cultura Guimarães 2012.

Paralelamente, terá lugar o Euro Connection, um fórum de co-produção de curtas-metragens que acontece todos os anos durante o Mercado da Curta Metragem. Leonor Noivo foi a realizadora selecionada para representar Portugal nesta edição com o projeto "Noite, Madrugada (Abismo)". Neste fórum são promovidas apresentações e encontros entre produtores, instituições de financiamento e canais de televisão, com o intuito de fomentar a coprodução entre países europeus no domínio da curta-metragem. Como é habitual, os projetos portugueses foram avaliados pelos festivais associados ao Euro Connection em Portugal: o Curtas Vila do Conde e o IndieLisboa.

A participação da Agência da Curta Metragem neste certame em França é também apoiada pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), Embaixada de Portugal em Paris e Niepoort.

Informações:http://www.curtas.pt/agencia/