França: Cátedra Lindley Cintra na Universidade Paris Nanterre

Publicado em quarta-feira, 15 abril 2020 12:00

A Cátedra Lindley Cintra, fundada  em 2002, a primeira em França, substituiu o Leitorado existente com o objetivo de criar o Departamento de Português, assim como a Licenciatura. O seu patrono foi escolhido em homenagem ao filólogo, investigador e linguista, que contribuiu para a implementação dos Cursos para Estrangeiros da Universidade de Lisboa, mas também em homenagem ao democrata e professor exemplar. 

Tem por principal objetivo apoiar as iniciativas da Universidade para o desenvolvimento e valorização do estatuto da Língua e da Literatura Portuguesa (cerca de 300 alunos) em particular na época contemporânea, nas Licenciaturas e na investigação (Master e Doutoramento). O responsável pela Cátedra, além de assumir uma carga docente, promove a animação cultural, em parceria com a leitora em Paris 8 e diretora da  Casa de Portugal-André de Gouveia, impulsiona as relações entre a Universidade e o meio académico português (projeto Cinema, Literatura e Multiculturalismo, programa PAUILF), e desenvolve investigação, no âmbito do Crilus (Centre de recherches interdisciplinaires du monde lusophone), de que o titular da Cátedra é diretor-adjunto, 

O eixo «A Língua Portuguesa em culturas» valoriza a interdisciplinaridade para uma compreensão global dos fenómenos culturais a partir das questões da memória pós-colonial e pós-ditatorial, articulando-se com a linha “Ver e rever, passado e presente: o impacto das heranças visíveis e invisíveis numa perspetiva pós-colonial”. Debruça-se sobre os fenómenos censórios (cinema, artes performativas, literatura, artes plásticas),  o racismo, as migrações, estudos de género, a escravatura e a domesticidade na atualidade. O colóquio “Ver, rever: voltar ao passado, definir o presente” estudou estes fenómenos e estará na origem da primeira  publicação da coleção «La langue portugaise en cultures» em Nanterre. Estas temáticas são aprofundadas com o contributo dos coordenadores do consórcio «Patrimónios» da Universidade de Coimbra e o projeto MEMOIRS- Filhos de Império e Pós-Memórias Europeia.

Recentemente alargou-se o estudo à Ásia, com a organização do colóquio “Macau em perspetiva” no âmbito dos 20 anos sobre a transferência.

O projeto sobre Doméstic(o)as e domesticidade: empregad(o)as ou escrav(o)as? conta com a participação de sociólogos e de historiadores e estudou o fenómeno nos domínios  da literatura, linguística, artes plásticas e de cena, cinema, assim como os domínios da história cultural, social e política. Um número da Revista Les Langues Néo-Latines org. por Graça dos Santos e outras publicações dão continuidade ao projeto.

No âmbito da literatura de língua portuguesa, têm sido promovidos encontros com escritores, conferências e colóquios que deram origem a várias  publicações.   

As mulheres escritoras portuguesas são objeto de estudo, com participação no projeto “Escritoras Portuguesas no tempo da Ditadura Militar e do Estado Novo”, apoiado pela Fundação Gulbenkian, em parceria com o IETL/UNL e a Revista “Faces de Eva”. 

A  Cátedra organiza regularmente atividades culturais de modo a dar maior visibilidade à cultura portuguesa, quer no espaço da universidade, quer para um público mais alargado, em festivais, museus, através de exposições, concertos, performances. Esta componente desenvolve-se em parceria com a Casa de Portugal, Câmara de Paris, Ficep, Companhia Cá & Lá , «Festival Parfums de Lisbonne», com a realização de recitais bilingues em espaços públicos. A promoção do cinema português é também uma atividade regular em parceria com o MK2 Beaubourg, promovendo-se encontros e debates com realizadores, atores e críticos.

A Cátedra contribuiu recentemente para a realização do Colóquio Centenário da Criação do Ensino do Português na Universidade Francesa 1919-2019. Em 2018, a Universidade de Nanterre recebeu a visita do Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, para um encontro com os alunos e professores de Português, tendo proferido a conferência A Língua Portuguesa no Mundo, um dos momentos marcantes da Cátedra Lindley Cintra, quase a festejar os seus vinte anos de criação e atividade.

"Na língua de Camões: Cátedras pelo mundo” é a nova rubrica do encarte do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. no JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias, inaugurada na edição de fevereiro. Com o objetivo de dar a conhecer aos leitores a rede de Cátedras Camões - que integra atualmente mais de 50 cátedras, distribuídas por 20 países, em quatro continentes -, todos os meses um/a titular de uma Cátedra Camões escreverá um texto sobre a história, o perfil e os projetos da respetiva cátedra. Este texto foi originalmente publicado no Encarte Camões n.º 279 de 25 de março de 2020; suplemento da edição n.º 1291, ano XL, do JL, Jornal de Letras, Artes e Ideias com a colaboração do Camões, I.P..