França: Curadora portuguesa no "Jeu de Paume"

Publicado em quarta-feira, 22 fevereiro 2012 14:05

Filipa Oliveira será responsável pela edição do projeto Satellite de 2012, um programa de exposições concebido e adaptado a espaços não convencionais do prestigiado museu francês de arte contemporânea Jeu de Paume, situado no Jardim das Tulherias, em Paris. A curadora e crítica de arte portuguesa tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal em Paris.

O programa Satellite é confiado anualmente a um curador internacional, que explora um conceito e convida quatro artistas para lhe dar corpo, animando zonas como o hall, o foyer, a cafetaria ou piso intermédio do edifício Jeu de Paume.

Os artistas escolhidos por Filipa Oliveira são Jimmy Robert (França), Tamar Guimarães (Brasil), Rosa Barba (Itália) e Filipa César (Portugal), apresentados sob o título geral O presente é uma terra estrangeira.

Através das quatro exposições previstas, «a curadora pretende mostrar de que modo a exploração de um conjunto de imagens e de materiais, que constitui o presente dos artistas, influencia a nossa própria compreensão da história, da cultura e da vida», afirma-se numa nota de imprensa.

As anteriores edições contaram com curadores de projeção mundial como María Inés Rodríguez, Elena Filipovic e Raimundas Malašauskas.

A edição de 2012 começa a 21 de fevereiro com a apresentação de Langue Matérielle, de Jimmy Robert, sendo os restantes artistas apresentados ao longo do ano, até janeiro de 2013.

Filipa Oliveira, comissária da programação Satellite 5 do Jeu de Paume, nasceu em Lisboa em 1974. É crítica e curadora independente desde 2001. Coordenou o Prémio Ariane de Rothschild em Portugal de 2005 a 2009 e é, desde 2007, responsável do Prémio Internacional cuja primeira edição teve lugar em Bruxelas, em 2008.

Foi assistente curadora na Bienal de São Paulo, em 2012.

Publicou numerosos textos em catálogos e noutras publicações. De 2005 a 2011, colaborou regularmente com a revista L+Arte (Portugal) e também na revista espanhola Arte Contexto, na Contemporary e na Flash Art. Atualmente escreve para a ArtForum.