França: Entrega de equipamentos informáticos no âmbito do Projeto de Digitalização do EPE

Publicado em sexta-feira, 02 junho 2023 10:01

Nos dias 27 e 28 de maio de 2023, decorreu em Paris a entrega de equipamentos informáticos no âmbito do Projeto de Digitalização do EPE (Ensino Português no Estrangeiro) a alunos do Ensino Associativo.

No dia 27, na presença do Embaixador de Portugal em França, José Augusto Duarte, o Secretário de Estado das Comunidades, Paulo Cafôfo, deu início ao processo de entrega dos equipamentos aos alunos, numa cerimónia realizada no Consulado Geral de Portugal em Paris. Estiveram igualmente presentes o Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira, o deputado da Assembleia da República pela Emigração, Paulo Pisco, e a Vogal do Conselho Diretivo do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Paula Loureiro.

No dia 28, a entrega aos alunos continuou no Consulado Geral e em simultâneo foram entregues pelo de Secretário de Estado das Comunidades, Paulo Cafôfo, equipamentos a alguns dos alunos do Instituto Lusófono de Pontault-Combault. 

Este projeto do Camões, I.P. foi financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e pretende qualificar o EPE, não só nos vários níveis de ensino em que o Camões, I.P. intervém (básico, secundário e superior), como também nas suas várias valências.

Pretende-se dinamizar, assim, o EPE, recorrendo ao uso das novas tecnologias em sala de aula. O objetivo principal desta ação é o de fomentar a aprendizagem e o uso da língua através do uso de ferramentas, recursos educativos digitais e plataformas digitais desenvolvidas especificamente para fins educativos, incentivando a autoaprendizagem e a autonomia dos alunos face ao português.

A entrega foi organizada pela Coordenadora do Ensino em França, Isabel Sebastião, apoiada pelos vários elementos que compõem a equipa da Coordenação de Ensino e por elementos da equipa do Camões, I.P, a Vogal do Conselho Diretivo do Camões, I.P., Paula Loureiro, o Chefe da Divisão de Programação, Formação e Certificação, Rui Vicente, e o Técnico Superior Romeu Machado.

34006 2

34006 4

34006 2