França: Escritor timorense Luís Cardoso marca presença no “Festival des Outre-mers”

Publicado em quarta-feira, 16 setembro 2015 14:31

Num encontro organizado pelo Centro Cultural Português em Paris/Camões, I.P. a propósito do “Festival des Outre-Mers”, A Casa do Brasil-CIUP acolhe, no próximo dia 11 de outubro de 2015, pelas 15h00, o escritor timorense Luís Cardoso sob o tema “Requiem pour Alain Gerbault”.

A conferência tem por base o romance com o mesmo título, em que o autor evoca a morte do navegador francês, em Timor-Leste, no ano de 1941. O encontro será moderado pela Professora Catherine Dumas, da Universidade Sorbonne Nouvelle-Paris III, responsável pela tradução do livro em língua francesa.

No pós-25 de abril, Luís Cardoso estudou no Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, onde se formou em Silvicultura. Ainda no exílio, tornou-se representante do Conselho Nacional da Resistência Maubere, aquando da invasão indonésia do território timorense, em dezembro de 1975.

O contacto com a obra de Ruy Cinatti foi um marco maior no seu percurso e conduziu-o à escrita. É o autor de cinco romances: Crónica de uma Travessia (1997), Olhos de Coruja, Olhos de Gato Bravo (2001), A última morte do Coronel Santiago (2003), Requiem para o navegador solitário (2007) e O ano em que Pigafetta completou a circum-navegação (2013).