França: Festlatino

Publicado em quarta-feira, 28 março 2012 08:50

O Seminário preparatório do 6º Festlatino (Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas neolatinas) decorre na quinta-feira 29 de março de 2012, na Residência André de Gouveia da Cité Internacional Universitária de Paris e será subordinado ao tema: «Línguas e culturas latinas: dos riscos da incompreensão ao desafio da intercompreensão».

Do programa, que se inicia pelas 9:30 com a presença de diversas individualidades, destaca-se, da parte da manhã, uma conferência proferida pela Professora Henriette Walter, presidente da Sociedade Internacional de Linguística Funcional, subordinada ao tema “A herança do latim: línguas românicas e línguas do mundo”, uma mesa redonda que se propõe debater o tema “Identidades linguísticas: convergências e divergências” e ainda um interlúdio musical Tangos Unidos.

Da parte da tarde, pelas 14:30, o seminário recomeça com uma mesa redonda que se debruça sobre a questão dos estereótipos “Estereótipos: funcionamento e limites”. Às 16:15 desenvolve-se um ateliê de improvisação musical, seguido de uma mesa redonda, pelas 16:30 – “A palavra aos escritores” em que intervirão Bertrand Visage, Brigitte Paulino-Neto, Camila do Valle e Pedro Rosa Mendes. O programa é completado dois curtos concertos, um de músicas ibéricas e outro de fado.

Na entrada da Residência André de Gouveia está patente ao público a Exposição L’Imagétique de Vera Sato.

O Festlatino é uma manifestação que decorre anualmente no Recife (Brasil) e que tem como objetivo principal contribuir para o reforço das ligações entre as culturas latinas, de um lado e de outro do Atlântico. Cada edição do festival é precedida de uma série de seminários preparatórios em diferentes países: Agentina, Uruguai, Estados Unidos, Moçambique, Portugal, Espanha, Roménia, China.

A organização do seminário é da responsabilidade de Ana Paixão (Universidade de Paris 8, Residência André de Gouveia), José Manuel Esteves (Cátedra Lindley Cintra, Universidade de Paris Ouest Nanterre La Defense) e Saulo Neiva (Cátedra Sá de Miranda, Universidade de Clermont 2).