França: Lançamento da edição francesa do livro “Condor, le plan secret des dictatures sud-américaines”, de João Pina

Publicado em segunda-feira, 06 junho 2016 18:25

Terá lugar no dia 22 de junho de 2016, às 19h00, na Librairie Comme un roman, em Paris, um encontro com o fotógrafo João Pina, no âmbito do lançamento da edição francesa do seu livro “Condor, le plan secret des dictatures sud-américaines” (Editions du Sous-sol). Este evento tem o apoio do Camões, I.P.

Após a publicação, em 2005, de um livro consagrado às vítimas da repressão política em Portugal, “Por teu livre pensamento”, João Pina publica, em 2014, a obra “Condor” sobre a operação Condor, plano militar secreto instituído por 6 países latino-americanos, governados por ditaduras militares de extrema-direita, para eliminar a oposição política. Durante 9 anos o autor entrevistou e fotografou familiares das vítimas, locais de execução, câmaras de tortura para documentar o que restou da época Condor.

No âmbito do lançamento da edição francesa do seu livro, o fotógrafo apresentará a exposição de fotografias Opération Condor, nos Rencontres de la photographie d’Arles.

A exposição estará patente ao público de 4 de julho a 28 de agosto, no Musée départemental Arles Antique ( av. 1er division de la France Libre / presqu’île du cirque romain – Arles)