França: Presidente do Camões, I.P. em visita a Paris

Publicado em segunda-feira, 14 fevereiro 2022 16:20

O Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., João Ribeiro de Almeida, deslocou-se a Paris, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro de 2022, para a abertura oficial da Temporada Portugal-França 2022, da qual o Camões, I.P. é um dos operadores oficiais. Os vários eventos que fizeram parte da abertura oficial contaram com presenças portuguesas ao mais alto nível: o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, entre outros representantes.

A abertura oficial da Temporada teve início com um Jantar Oficial no Palácio do Eliseu a convite do Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, na sexta-feira, 11 de fevereiro. No sábado, dia 12, João Ribeiro de Almeida esteve presente na inauguração oficial da instalação de Pedro Cabrita Reis, "As três Graças", no Jardin des Tuilleries, e à noite assistiu ao concerto de abertura oficial da Temporada, na Philarmonie de Paris, com Maria João Pires e a Orquestra Gulbenkian.

No âmbito da sua deslocação a Paris, o Presidente do Camões, I.P. aproveitou a oportunidade para visitar a secção internacional portuguesa do Liceu Montaigne e a Casa de Portugal - André de Gouveia, da Cité International Universitaire de Paris, acompanhado pela Coordenadora do EPE (Ensino Português no Estrangeiro) em França, Adelaide Cristóvão, na sexta-feira, dia 11 de fevereiro.

Na Casa de Portugal, foi recebido pela Diretora da Casa e Leitora do Camões, I.P. na Universidade de Paris 8, Ana Paixão, pelo Leitor do Camões, I.P. da Universidade Paris Nanterre e responsável da cátedra Lindley Cintra, José Manuel Esteves, e pelas comissárias da Exposição What is the colour of the green?, de Gabriela Albergaria, inaugurada no dia anteior, 10 de fevereiro, no âmbito da Temporada Portugal-França 2022. Após a visita à exposição, João Ribeiro de Almeida foi recebido pelas responsáveis da Biblioteca Gulbenkian que, desde 2020, se encontra instalada na Casa de Portugal, podendo assim apreciar o espólio e as coleções desta que é a maior biblioteca portuguesa no estrangeiro. Seguidamente, foi recebido pelo comité de residentes da Casa de Portugal, com os quais dialogou sobre os percursos pessoais e a experiência destes enquanto residentes.

Ainda antes do Jantar no Palácio do Eliseu, João Ribeiro de Almeida visitou o Liceu Montaigne, onde foi recebido pelo Proviseur deste estabelecimento, frequentado por uma centena de alunos na secção internacional portuguesa aí existente. Para além da Coordenadora do EPE, acompanhavam-no igualmente a adjunta de Coordenação, Isabel Sebastião, José Manuel Esteves e Ana Paixão. Após um breve diálogo com o Proviseur do Liceu, M. Aubernon, no qual foram evocados os 20 anos que celebra a secção internacional portuguesa, João Ribeiro de Almeida teve um encontro com os alunos da secção. Os cerca de sessenta alunos presentes aceitaram participar de forma espontânea e muito viva num diálogo com o Presidente do Camões, I.P., sobre as motivações que os movem na aprendizagem do português e sobre a importância que tem para eles a língua portuguesa. Os alunos foram sensíveis à ideia de que também eles são «embaixadores da língua portuguesa», repto que lhes foi lançado pelo Presidente do Camões, I.P., e deram mostras do agrado por esta nova missão que lhes foi atribuída.

Estiveram igualmente presentes neste encontro os professores da secção portuguesa do Liceu Montaigne, os professores de História e Geografia, Carlos Abreu, que é também adjunto de Coordenação, e Paula Marques, igualmente da rede Camões, I.P., bem como Célia Pires, professora de Língua e Literatura Portuguesa do Ministério da Educação francês. O Presidente do Camões, I.P. agradeceu o empenho e o apoio da associação de pais, representada pela sua presidente, Karina de Barros, que fez questão de estar presente neste encontro.

32928 2