França: Reunião de Alto Nível do CAD da OCDE

Publicado em quinta-feira, 18 fevereiro 2016 16:34

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, participa a 18 a 19 de fevereiro de 2016, em Paris, na Reunião de Alto Nível do Comité da Ajuda ao Desenvolvimento da OCDE (HLM do CAD).

No encontro anterior, que teve lugar em dezembro de 2014, os Ministros do Desenvolvimento concordaram em modernizar o sistema de estatísticas do CAD e de contabilização do financiamento do desenvolvimento.

Na HLM de 2016 serão analisados os progressos na modernização desse sistema, com base nos resultados da Terceira Conferência Internacional sobre o Financiamento do Desenvolvimento, realizada em Adis Abeba, em julho de 2015 e da Cimeira de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que decorreu em setembro último.

A HLM de 2016 visa também o estabelecimento de acordo sobre uma série de questões pendentes, incluindo a clarificação dos gastos com a paz e segurança que poderão ser classificados de Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) e dos esforços dos doadores com a utilização de instrumentos do setor privado. Os participantes irão ainda discutir o papel da cooperação para o desenvolvimento na crise dos refugiados e, de forma mais abrangente, na Agenda 2030.

Poderá encontrar informação mais detalhada, em língua inglesa, em: http://www.oecd.org/dac/dac-hlm.htm.