França: Semana das culturas estrangeiras

Publicado em segunda-feira, 17 setembro 2012 08:36

De 21 a 30 de setembro, das 10h às 19h (durante a semana) e das 14h às 19h (ao fim-de-semana), na Residência André de Gouveia - Fundação Calouste Gulbenkian da Cité Internationale Universitaire de Paris, está patente ao público uma exposição intitulada «10 anos de Arquitetura em Aveiro», organizada pelo Centro Cultural de Paris.

A exposição, cedida pela Casa da Arquitetura de Poitou-Charente, é apresentada no âmbito da Semana das Culturas Estrangeiras 2012 do FICEP (Fórum dos Institutos Culturais Estrangeiros em Paris) dedicada à arquitetura. A inauguração terá lugar no dia 21 de setembro, às 19h.

O Núcleo de Arquitetos de Aveiro (NAAV) celebrou, em 2012, vinte e cinco anos de atividade. Através das 35 obras desta exposição (habitações privadas, equipamentos públicos...), a exposição apresenta uma seleção dos melhores projetos realizados entre 2000 e 2010, destacando o dinamismo e a criatividade dos arquitetos da região de Aveiro.

Enquadrada no mesmo evento, no dia 27 de setembro, às 19h, decorrerá na Residência André de Gouveia uma conferência sobre «Arquitetura portuguesa contemporânea» pelos arquitetos do NAAV, Bruno Marques e José Lopes da Costa.

Festejos do Dia Europeu das Línguas em Paris, Lille, Lyon, Poitiers e Bordéus

Ainda no âmbito da 11ª edição da Semana das Culturas Estrangeiras 2012 do FICEP, será festejado o Dia Europeu das Línguas. O Centro Cultural de Paris, os Centros de Língua de Lille, Lyon e Poitiers e o Leitorado de Bordéus oferecerão, entre 26 e 29 de setembro, a possibilidade de participar em aulas de iniciação ou de conversação, de descoberta da cultura portuguesa e em ateliês linguísticos ou literários.

No dia 26 de setembro, a Programação Jovem Público da Semana das Culturas Estrangeiras 2012 do FICEP contará com um concerto narrativo. A partir de um conto de Sophia de Mello Breyner Andresen e da criação musical de Fernando C. Lapa, os pianistas Bruno Belthoise e Christina Margotto apresentarão «Homero» para piano a quatro mãos e recitante. O evento decorrerá no Liceu Internacional de Saint-Germain-en-Laye, das 10h30 às 12h, e na Delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian das 15h às 17h.

Para mais informações é possível consultar o programa completo em www.ficep.info