França: Sophia de Mello Breyner homenageada em Paris por ocasião do centenário do seu nascimento

Publicado em terça-feira, 26 março 2019 10:50

Teve lugar no dia 24 de março de 2019, pelas 15h00, na Casa de Portugal-André de Gouveia, Cité Internationale Universitaire de Paris, um programa festivo dedicado à escritora Sophia de Mello Breyner, por ocasião do centenário do seu nascimento, no qual participaram os alunos dos cursos de Português (Coordenação de Ensino Português) com perto de mil trabalhos que estiveram expostos.

O evento foi organizado pela Coordenação do Ensino Português em França em parceria com a Casa de Portugal-André de Gouveia, o Leitorado de Paris 8 e a Cátedra Lindley Cintra da Universidade Paris Nanterre.

Do programa fizeram parte uma conferência sobre Sophia de Mello Breyner, pelo Professor José Rui Teixeira (Cátedra Poesia e Transcendência - Sophia de Mello Breyner Andresen, da Universidade do Porto), um concerto de piano a 4 mãos, com música de Fernando Lapa, interpretado pelos pianistas Bruno Belthoise e João Costa Ferreira, acompanhando a leitura do conto Homero, de Sophia de Mello Breyner, por José Manuel Esteves.

Os trabalhos expostos resultaram de dois concursos organizados pela CEPE: o Concurso Sophia Ilustrada (nas categorias de ilustração e de postal), destinado aos alunos do primeiro ciclo, e o Concurso Fotográfico de Leitura, dirigido aos alunos do 2°, 3° ciclo e secundário.

Estiveram expostos mais de 900 trabalhos manuais realizados pelos alunos, no âmbito do concurso Sophia ilustrada, e 50 trabalhos em suporte vídeo, que concorreram ao Concurso Fotográfico de Leitura.

Os prémios, as menções honrosas e os certificados de participação foram entregues pela Coordenadora do Ensino Português em França, Adelaide Cristóvão, e pelo Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal em Paris, João Pinharanda, presidente do júri dos dois concursos.

27704 2

27704 3

27704 4