A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO) inscreveu na lista de Património Natural Mundial o Arquipélago dos Bijagós na Guiné-Bissau e o Parque Nacional de Maputo em Moçambique. A inscrição foi adoptada durante a 47.ª reunião da organização, que decorreu em Paris.
A Cooperação Portuguesa tem apoiado várias intervenções no Parque Nacional de Maputo através do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Energia e do Programa Governação e Ambiente para o Desenvolvimento do Camões, I.P. Destaca-se, neste quadro, o projeto “Uma Costa Próspera de Elefantes”, gerido pela Fundação Peace Parks, em parceria com as Autoridades moçambicanas, para a melhoria da gestão do Parque Nacional de Maputo.
Nos Bijagós, a Cooperação Portuguesa está a desenvolver o Projeto ProBijagós em parceria com o Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas da Guiné-Bissau e com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O foco do projeto é a conservação da natureza, através da capacitação de quadros técnicos nacionais e do estudo exaustivo da biodiversidade daquele território, agora património comum da Humanidade.
© Peace Parks Foundation
© Evergreen
© Peace Parks Foundation
Autor: Hellio & van Ingen © IBAP
Autor: Hellio & van Ingen © IBAP