Bélgica: Francisco Almeida Leite em Bruxelas debate Ajuda ao Desenvolvimento da UE

Publicado em quinta-feira, 30 maio 2013 16:15

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco Almeida Leite, presidiu à delegação portuguesa presente a 28 de maio de 2013 em Bruxelas na reunião do Conselho de Negócios Estrangeiros da EU, com a participação dos Ministros do Desenvolvimento.

Esta reunião, em que esteve igualmente presente o Vice-presidente do Camões IP, Paulo Nascimento, teve como ponto central a discussão e endosso da posição da UE para a Reunião de Alto Nível de setembro de 2013, sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

 Os participantes analisaram também as orientações adotadas pelo Conselho em maio de 2012, sob o título “Uma Agenda para a Mudança”, com o objetivo de aumentar o impacto da Ajuda ao Desenvolvimento da UE. 

Foram ainda adotadas Conclusões sobre as Metas de Ajuda Pública ao Desenvolvimento da UE, com vista à preparação do terceiro relatório anual a apresentar ao Conselho Europeu, e sobre Segurança Alimentar e Nutrição.

O Conselho aprovou uma Decisão acerca da posição da UE sobre o 11.º Fundo Europeu de Desenvolvimento, para financiar a Cooperação com os países ACP, no período 2014-2020, e sobre o pedido de Adesão da Somália ao Acordo de parceria ACP-UE.

No almoço de trabalho dos Ministros do Desenvolvimento, que contou com a participação do Subsecretário Geral das Nações Unidas, foi discutida a Agenda para o Desenvolvimento pós-2015 e o papel da Ajuda ao Desenvolvimento no apoio aos processos de transição no Afeganistão e em Myanmar/Burma.

Press Release