FRESAN apoia inquéritos sobre vulnerabilidade de Segurança Alimentar no Cunene, Huíla e Namibe

Publicado em quinta-feira, 08 julho 2021 15:08

O projeto da União Europeia FRESAN está a apoiar a realização do workshop Integrated Food Security Phase Classification, para análise e validação dos dados recolhidos nos inquéritos de Avaliação e Análise da Vulnerabilidade e da Segurança Alimentar e Nutricional e de Análise e Medição do Índice de Resiliência, implementados pelo Departamento de Segurança Alimentar do Ministério da Agricultura e Pescas de Angola.

 

Os inquéritos foram realizados entre março e maio nas três províncias de intervenção do Programa FRESAN, em 17 municípios, 442 aldeias e a mais de 7000 agregados familiares.

Esta metodologia propõe uma classificação da desnutrição em cinco fases (mínima, stress, crise, emergência e fome), permitindo a monitorização geográfica da segurança alimentar e nutricional e a evolução da vulnerabilidade ao longo do tempo, para apoiar politicas e medidas de reforço da resiliência das famílias vulneráveis.

O workshop conta com a participação de equipas multidisciplinares, incluindo a Casa Civil da Presidência da República, Governos Provinciais, Gabinetes Provinciais da Agricultura, Pescas e Saúde, Administrações Municipais e Proteção Civil, contribuindo para reforçar a coordenação do combate à insegurança alimentar e desnutrição em Angola.

O FRESAN é um projeto financiado pela União Europeia, cofinanciado e cogerido pelo Camões, I.P. Pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.

32500 2