Foi elaborada a primeira Tabela de Composição dos Alimentos do Sul de Angola (TCASA), com o apoio da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Este instrumento permitirá uma melhor compreensão do valor dos alimentos, essencial para a intervenção nutricional e alimentar no sul de Angola, mas também para o desenvolvimento de políticas públicas e de soluções de mitigação da insegurança alimentar.
Tanto em contexto comunitário como clínico, a tabela permitirá promover uma alimentação equilibrada, baseada nas necessidades nutricionais, disponibilidade e acesso, e o consumo de alimentos produzidos localmente.
Este recurso é essencial para a realização de inquéritos de consumo alimentar, com múltiplas utilidades: diagnósticos sobre prevalência de carências nutricionais, desenvolvimento de suplementos nutricionais com base em alimentos locais, promoção do cultivo de espécies nutritivas, implementação de legislação sobre rotulagem, fortificação e processamento de alimentos, ou programas e guias de educação alimentar sobre o perfil nutricional dos alimentos locais.
O FRESAN é uma iniciativa do governo de Angola, financiada pela União Europeia, cogerida pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.
Mais informações sobre o programa FRESAN aqui.