Angola: FRESAN | Inquérito AVSAN 2022 para mapeamento da insegurança alimentar

Publicado em terça-feira, 23 agosto 2022 10:43

Teve lugar de 1 a 12 de agosto de 2022, nas províncias do Cunene, da Huíla e do Namibe, o Inquérito Pós-Colheita de Avaliação de Segurança Alimentar e Nutricional (AVSAN) 2022. A iniciativa liderada pelo Ministério da Agricultura e Pescas – Grupo Técnico Multissectorial de AVSAN conta com o apoio do programa FRESAN cogerido pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Para Adalberto Chiquete, Coordenador-Adjunto para a província da Huíla da intervenção FRESAN, os resultados do inquérito de 2022 permitirão perceber, por um lado, “a evolução dos índices de insegurança alimentar e nutricional das comunidades em função das ações do Governo e das organizações da sociedade civil que atuam nessas comunidades” durante a campanha agrícola 2021 e 2022. Por outro lado, o inquérito AVSAN 2022 “vai mostrar se as ações da última campanha agrícola influenciaram na melhoria das condições alimentares dessas comunidades e em que medida, o facto de ter havido mais chuva do que nos anos anteriores, influenciou na recuperação das reservas alimentares das famílias”.

O estado alimentar e nutricional das crianças ou a avaliação do ambiente envolvente das comunidades rurais são alguns dos indicadores do inquérito.

A informação recolhida permitirá identificar problemas e será contemplada na elaboração dos próximos planos municipais com maior incidência de dados de insegurança alimentar. O exercício envolveu 12 municípios das 3 províncias, com a participação de 12 aldeias por município e 14 agregados familiares em cada aldeia.

O inquérito AVSAN 2022 foi precedido pela formação de Inquiridores em Nutrição e de Inquiridores em Segurança Alimentar realizada entre 25 e 29 de julho de 2022, na cidade do Lubango, província da Huíla, com a colaboração dos parceiros FRESAN, Programa Alimentar Mundial (PAM), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e World Vision International.

O FRESAN é uma iniciativa do governo de Angola, financiada pela União Europeia, cogerida pelo Camões, I.P. Pretende contribuir para a redução da fome, da pobreza e da vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, na Huíla e no Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e da produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e do apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.

33408 L1