FUNAG e Camões, I.P. publicam “As singularidades da Independência do Brasil”

Publicado em quarta-feira, 22 junho 2022 16:52

No contexto das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. publicam a obra “As singularidades da Independência do Brasil”, a qual reúne ensaios inéditos de especialistas dos dois lados do Atlântico acerca do complexo período que culminou na emancipação brasileira como Estado independente.

Trata-se de exercício de história comparada, no qual cada contribuição agrega à coletânea uma perspetiva única e enriquecedora, envolvendo o Brasil e Portugal durante a crise do Antigo Regime, num multifacetado mosaico de vertentes: institucional, diplomática, política, económica, cultural, portuguesa e brasileira.

O seu público‑alvo são estudantes, docentes, investigadores e todos aqueles que se interessarem em conhecer mais sobre uma longa evolução que a memória coletiva condensa num dia no século XIX, o 7 de setembro de 1822, mas cujos desdobramentos contribuem para formar o Brasil atual e o dos próximos anos, bem como para alicerçar o sólido edifício que continua a ser construído pelas duas nações.

A obra está disponível gratuitamente na biblioteca digital da FUNAG.

33281 2