Gâmbia: Projeto SWAIMS realiza missão de avaliação das necessidades de formação da Marinha da Gâmbia

Publicado em segunda-feira, 13 março 2023 09:31

Entre 6 e 8 de março de 2023 decorreu em Banjul uma avaliação das necessidades de formação da Marinha da Gâmbia, em coordenação com a Marinha daquele país africano, no âmbito do projeto SWAIMS, que contou com a participação do Comandante Rui Ferreira e o Primeiro-sargento fuzileiro José Brito, da Marinha Portuguesa.

Durante três dias, esta equipa teve a oportunidade de conhecer a Marinha da Gâmbia, as suas instalações, assim como as capacidades de operação e treino dos seus militares, através da realização de várias atividades e entrevistas aos diversos responsáveis da Marinha Gambiana. Esta ação foi importante para a concretização de futuras ações de formação do projeto SWAIMS naquele país.

O SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security) é um Programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, financiado pela União Europeia, cuja componente gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e também cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha, tem um orçamento de 12,5 M€.

33778 2

33778 3