Índia: Simpósio Internacional “Goa: Literaturas, Línguas e Culturas”

Publicado em sexta-feira, 15 janeiro 2016 12:27

Realiza-se nos dias 19 e 20 de janeiro de 2016, no International Centre Goa, Dona Paula, o Simpósio Internacional “Goa: Cultures, Languages & Literatures”. Este evento visa abrir novas oportunidades de debates e linhas de investigação em Goa e sobre Goa por estudiosos nacionais e estrangeiros.

Histórica e culturalmente percecionada como território de confluências de encontros civilizacionais, desenvolveu-se em Goa uma literatura em Língua Portuguesa, num curto período, que muito contribuiu para perpetuar alguns dos mais interessantes fenómenos de sincretismo artístico e cultural, existentes no subcontinente indiano.

A realização deste Simpósio advém da presença em Goa dos membros do Projeto Temático “Pensando Goa” que, depois de São Paulo, em setembro de 2015, e Lisboa, em outubro de 2015, se reúnem no III Encontro, desta feita neste Estado.

O Simpósio Internacional “Goa: Literaturas, Línguas e Culturas”, organizado pelo Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Goa e pela Fundação Oriente, articulado com o Encontro “Pensando Goa”, dirige-se a um público interessado, a académicos, docentes e investigadores nas áreas da literatura goesa, da linguística comparativa e da cultura.