Grande Final do Prémio Eloquência Camões no Centro Cultural Português em Maputo

Publicado em sexta-feira, 27 setembro 2013 13:07

A 11ª Grande Final do Prémio Eloquência Camões irá distinguir as três melhores apresentações de textos produzidas por estudantes do Ensino Primário 2 (EP2) e do Ensino Secundário Geral (ESG), no dia 26 de setembro de 2013, às 15h, no Centro Cultural Português em Maputo.

As escolas a concurso realizaram, durante os meses de agosto e setembro, uma seleção interna com vista à escolha dos melhores trabalhos. Posteriormente, os estudantes selecionados participam, durante a semana da final, em Oficinas de Oralidade/Eloquência, orientadas pela atriz Ana Magaia, cujo objetivo é aperfeiçoar as apresentações dos candidatos.

Em 2013, o júri do Prémio Eloquência Camões é constituído por Ana Magaia, Lurdes Rodrigues, representante do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa, e José António Marques, formador do Camões, IP, na Universidade Pedagógica, em Maputo.

Ao todo foram selecionados 24 finalistas provenientes de diversas escolas de Maputo. Na categoria de Ensino Secundário Geral participam a Escola Secundária Armando Emílio Guebuza, a Escola Secundária Bonifácio Gruveta Massamba, a Escola Secundária Mateus Sansão Muthemba e a Escola Secundária Quisse Mavota.

As escolas de Ensino Primário 2 a concurso são: a Escola Comunitária Santo António da Polana, a Escola Primária 16 de Junho, a Escola Primária Completa da Polana Caniço A, e a Escola Primária Completa do Triunfo.

O Prémio Eloquência Camões, patrocinado pela Plural Editores, pretende sensibilizar os estudantes para a importância da expressão oral em língua portuguesa e contribuir para a consciencialização da sua aplicação no mercado de trabalho, em áreas como a comunicação social, a docência, a publicidade e o teatro.