Grécia: Participação portuguesa na 50.ª edição do Festival do Livro de Atenas

Publicado em sexta-feira, 02 setembro 2022 14:34

Tem lugar entre os dias 2 e 18 de setembro de 2022, nos jardins do Palácio Zappeion, a 50.ª edição do Festival do Livro de Atenas, que conta com a participação da Embaixada de Portugal através de um pavilhão dedicado à literatura portuguesa. 

O pavilhão da Embaixada de Portugal tem por objetivo assinalar a crescente presença das letras portuguesas no domínio da tradução e da publicação de obras literárias de alguns dos autores clássicos da nossa literatura nacional, como Fernando Pessoa, José Saramago, António Lobo Antunes, Miguel Torga, Mário de Sá-Carneiro, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz e Vergílio Ferreira, bem como as vozes mais representativas da literatura portuguesa contemporânea como José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Dulce Maria Cardoso, João Ricardo Pedro e João Luís Barreto Guimarães, entre outros. 

No âmbito deste festival, será ainda apresentada no dia 6 de setembro de 2022, às 21h00, a literatura portuguesa na Grécia, bem como a história da sua tradução e da sua publicação, através de uma conversa com os tradutores Athina Psilliá e Nikos Pratsinis, salientando o centenário do nascimento do Nobel da Literatura José Saramago (1922-2010) e da escritora Agustina Bessa-Luís (1922-2019).

Trata-se de uma iniciativa que visa promover a literatura portuguesa que já se encontra traduzida e publicada no setor editorial helénico, bem como apresentar as novidades do setor editorial português para futuras traduções e publicações de livros portugueses em grego.

Para além do apoio da Embaixada de Portugal e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a iniciativa conta com o apoio das editoras Kastaniotis (Grécia) e Relógio d´Água (Portugal), no âmbito da celebração do centenário de José Saramago e de Agustina Bessa-Luís respetivamente.

Mais imformações na página da Embaixada de Portugal na Grécia em PT | GR | EN.