Guatemala: Reunião de Coordenadores Nacionais e Responsáveis de Cooperação Ibero-Americana

Publicado em segunda-feira, 11 dezembro 2017 08:27

Antecedendo a “II Reunião de Ministros de Negócios Estrangeiros Ibero-americanos” que teve lugar no dia 7 de dezembro, em Antígua, Guatemala, decorreu a “II Reunião Responsáveis de Cooperação ibero-americana”, nos dias 5 e 6 de dezembro.

A delegação portuguesa foi chefiada pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro e integrou, entre outros, o Vice-Presidente do Camões I.P., Gonçalo Teles Gomes, que participou na “II Reunião de Responsáveis de Cooperação Ibero-americana”.

Esta última teve por objetivo dar cumprimento aos mandatos emanados de Cimeiras anteriores, propiciando um espaço de diálogo entre os 22 Estados membros, em matérias de cooperação internacional.

A Reunião teve, ainda, como principais pontos de agenda, a Cooperação Sul-Sul, a Semana da Cooperação e a Campanha digital de visibilidade “Diferentemente Iguais”.

A Secretaria Pró Tempore da Guatemala apresentou a nota conceptual sobre o tema escolhido para XXVI Cimeira Ibero-americana 2018, “Uma Ibero-América próspera, inclusiva e sustentável”, que tem em conta a recente adoção da Agenda 2030 e o trabalho que a Conferência Ibero-americana tem desenvolvido através de ações conjuntas nas suas áreas prioritárias de cooperação, tais como o conhecimento, a cultura e coesão social.