Guiné-Bissau: Arranque do projeto “Capacitação Pedagógica”, em Bafatá

Publicado em quinta-feira, 18 fevereiro 2021 11:51

O projeto “Capacitação Pedagógica”, em implementação pela Sol sem Fronteiras (SOLSEF) numa parceria local com a Cáritas Diocesana de Bafatá, na Guiné-Bissau, arrancou em janeiro de 2021.

Conta com o cofinanciamento do Camões, I.P. e tem por objetivo contribuir para a melhoria da gestão pedagógica dos Centros Escolares da Missão Católica de Bafatá, designadamente, o Jardim Infantil Santa Teresinha do Menino Jesus, a Escola São Francisco Xavier e o Liceu Leopoldo Pastori, que contam ao todo com 1.201 alunos, sendo mais de metade raparigas.

Apesar das dificuldades acrescidas em tempos de pandemia, a diretora da ONGD, Inês Souta, deslocou-se a Bafatá para acompanhar o início dos trabalhos do projeto.

Nesta primeira fase irão iniciar-se as construções e equipamento das novas infraestruturas das escolas: 1 Secretaria e 1 Direção no Jardim Infantil Santa Teresinha do Menino Jesus e 1 Secretaria, 1 Direção, 1 Sala de Estudo e 1 Sala de Professores na Escola São Francisco Xavier.

Assim, durante a visita, e com a ajuda do Pe. Lúcio Brentegani (Diretor da Cáritas Diocesana de Bafatá), e Edilson Landim e Bamba Baldé (responsáveis pelo acompanhamento do projeto no terreno), a diretora da SOLSEF participou em diversas reuniões de trabalho com o construtor, carpinteiro e serralheiro, que irão executar as obras e equipar as novas salas, bem como com a empresa de painéis solares, que irá fazer a instalação dos equipamentos na Escola São Francisco Xavier.

Já a pensar na segunda fase do projeto, que se inicia a partir de setembro de 2021, houve também tempo para reuniões com os diretores dos três centros escolares para discutir os currículos da formação contínua, que será ministrada aos professores e diretores durante o ano letivo 2021/2022.

As atividades formativas contam com o apoio do Centro de Formação da Associação de Escolas Centro Oeste, na parte relativa à assessoria na acreditação das formações, e da Associação Ser Mais Valia, com o envio de professores voluntários para ministrarem os módulos formativos.