Guiné-Bissau: Bruno Vieira Amaral no Camões - Centro Cultural Português em Bissau

Publicado em terça-feira, 14 fevereiro 2023 09:21

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, Bruno Vieira Amaral esteve na Guiné-Bissau entre os dias 3 e 11 de fevereiro de 2023, a convite do Camões – Centro Cultural Português (CCP) em Bissau.

Teve lugar no dia 3 fevereiro, na Universidade Amílcar Cabral (UAC), uma palestra proferida por Bruno Vieira Amaral, inserida no ciclo “Uma vinda à Guiné-Bissau”. O momento serviu para dar a conhecer, aos alunos da UAC, o percurso e obra do escritor português. Além do Adido para a Cooperação, António Nunes, marcaram também presença o Vice-Reitor, docentes e funcionários da UAC.

Entre os dias 7 e 10 de fevereiro, Bruno Vieira Amaral dirigiu uma Oficina Literária no CCP em Bissau. Ao longo desta semana de trabalho, os jovens participantes tiveram a oportunidade de explorar os diversos géneros literários e analisar a importância das personagens na ficção.

Nos dias 8 e 9 de fevereiro, decorreu uma Tertúlia Literária, também dirigida por Bruno Vieira Amaral. Ao longo de dois dias, os jovens da Escola Superior de Educação – Unidade Tchico Té abordaram questões como a utilidade da literatura, a função do escritor, a originalidade na literatura e o uso das variedades da língua portuguesa no processo de criação literária, num diálogo literário que envolveu com todos os participantes.

E no dia 10 de fevereiro, Bruno Vieira Amaral proferiu uma palestra em que deu a conhecer aos presentes o seu percurso e obra, refletindo sobre a semana de trabalho desenvolvida na Guiné-Bissau, sobretudo o contacto com promissores jovens escritores.

33720 2

33720 3b

33720 4