Guiné-Bissau: Concurso de Declamação de Poesia - Desafio Poético 2023

Publicado em quinta-feira, 23 março 2023 12:03

Realizou-se no dia 21 de março de 2023, por ocasião do Dia Mundial da Poesia, o concurso de declamação de poesia "Desafio Poético 2023", organizado pelo Camões – Centro de Língua Portuguesa em Bissau, na Guiné-Bissau.

O concurso, que visa celebrar a poesia, estimular o contacto com o género lírico e incentivar a declamação em público e o trabalho a pares, contou, nesta edição, com um júri de três elementos de diferentes áreas: Catarina Müller, especialista em artes cénicas, Miguel Gama, professor da Licenciatura em Língua Portuguesa (LLP) da Escola Superior de Educação (ESE) - Unidade Tchico Té (UTT), e Suaila Fonseca Cá, poetisa e declamadora.

Do certame, em que participaram dez equipas, saíram as duplas vencedoras: oriundos da LLP na ESE - UTT, Lacine Correia e Samora A. Nhina, no 1.º lugar; Eliana A. Otenu e Malanfin Djassi, no 2.º lugar; e, do 5.º e 7.º anos da Escola Madre Serafina, respetivamente, Abubacar Tumane e Samanta Correia, no 3.º lugar.

Ao longo das apresentações das diferentes equipas, acompanhadas por um público de cerca de 100 pessoas, houve ainda lugar para música acústica, para a utilização de adereços imprevistos e para a criação de verdadeiros diálogos poéticos, ao sabor das palavras de nomes incontornáveis da poesia, como Amílcar Cabral, Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Hélder Proença e Odete Semedo.

33814 2.jpg

33814 3

33814 4