Guiné-Bissau: Declamação de Poesia no Centro de Língua Portuguesa

Publicado em segunda-feira, 29 março 2021 16:34

No dia 19 de março de 2021, decorreu no Camões - Centro de Língua Portuguesa (CLP) em Bissau, um concurso de declamação de poesia de autores lusófonos.

O evento aludiu à efeméride do Dia Mundial da Poesia e contou com a participação de cerca de 40 concorrentes que recitaram poemas de Agostinho Neto, Alexandre O´Neill, Amílcar Cabral, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Mia Couto, Odete Semedo, José Craveirinha, entre outros.

As participações foram avaliadas pelo júri constituído pelo Chefe de Departamento de Língua Portuguesa da Escola Superior de Educação – Unidade Tchico Té, Domingos Gomes, pela Diretora do Centro Cultural do Brasil na Guiné-Bissau, Ticiana Sousa, e pelo escritor Tony Costa.

No final do evento - e após apurados os resultados - foram atribuídos prémios aos três primeiros classificados e os respetivos certificados de participação.

O júri destacou a diversidade dos textos poéticos apresentados e a expressividade dos concorrentes, elegendo “Adeus à hora da largada”, de Agostinho Neto, “Não me peçam explicações”, de Emílio Tavares Lima, e “Da mais alta janela da minha casa”, de Alberto Caeiro como as melhores declamações.

 

32664 2

32664 3