Guiné-Bissau: Encerramento do Projeto Formação Médica Avançada em Medicina Interna

Publicado em quarta-feira, 03 maio 2023 11:27

No dia 27 de abril de 2023, realizou-se, no Camões – Centro Cultural Português em Bissau, a cerimónia de encerramento do Projeto Formação Médica Avançada em Medicina Interna na Guiné-Bissau.

Além do Adido para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Bissau, António Nunes, estiveram presentes na cerimónia de encerramento, o Chefe de Gabinete do Ministro da Saúde Pública, Abú Camará, a Diretora de Programas da Fundação Calouste de Gulbenkian, Maria Hermínia Cabral, e o Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro.

Os 7 recém-formados médicos frequentaram uma ação com a duração de 13 meses, tendo sido utilizado um modelo formativo avançado, criado através de uma parceria entre a Escola de Medicina da Universidade do Minho e diversas unidades hospitalares portuguesas. A formação decorreu entre Portugal e a Guiné-Bissau.

Este projeto, que teve como objetivo melhorar a quantidade e qualidade dos profissionais de saúde guineenses, dotando as unidades hospitalares de competências acrescidas em áreas críticas na prestação de cuidados de saúde à população, foi financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e cofinanciado e implementado pela Fundação Calouste Gulbenkian.