Guiné-Bissau: Intervenção Integrada de resposta à pandemia COVID-19

Publicado em quarta-feira, 23 setembro 2020 16:13

Com financiamento do Camões, I.P. e da Fundação Calouste Gulbenkian, a ONGD VIDA está a implementar nas regiões de Cacheu, Biombo e Setor Autónomo de Bissau uma intervenção integrada de resposta à pandemia COVID-19, através do apoio aos respetivos Centros de Operações de Emergência em Saúde (COES) e às Equipas de Resposta Rápida (ERR), em conjunto com as direções regionais de saúde e através da rede operacional de Agentes de Saúde Comunitária, que acompanham as famílias.

Desde junho de 2020 que se tem procedido à entrega de materiais de prevenção para a COVID-19 (dispositivos de lavagem de mãos, lixívia e barras de sabão) junto dos principais mercados da Guiné-Bissau, tendo já beneficiado desta entrega os mercados de Bula e Canchungo (região de Cacheu), Bôr e Safim (região de Biombo) e os vários mercados do Bairro Militar e do Bandim (Setor Autónomo de Bissau).

A colocação de materiais de prevenção nestes locais é fundamental, dada a grande circulação diária de pessoas, o que torna estes espaços de alto potencial de transmissão do vírus.

Para além da entrega dos materiais, os Agentes de Saúde Comunitária e ativistas das respetivas áreas sanitárias onde se inserem os mercados, estão a fazer a sensibilização para práticas fundamentais de prevenção junto dos visitantes e comerciantes.

Procedeu-se também à entrega de materiais de prevenção nas Direções Regionais de Saúde e Centros de Saúde das regiões de Cacheu, Biombo e Setor Autónomo de Bissau, bem como no Hospital Regional de Canchungo. Os materiais foram entregues na presença dos diretores e adjuntos das Direções Regionais de Saúde, pontos focais de Saúde Comunitária, administrador de Hospital de Canchungo, e equipa VIDA.

Até final de setembro de 2020 está programada nas áreas sanitárias de Antula e Quelelé, em Bissau, a formação de Agentes de Saúde Comunitária, ativistas e líderes comunitários para a prevenção comunitária da COVID-19, bem como uma redistribuição de materiais de prevenção da COVID-19 nos mercados de Bandim e do Bairro Militar, e na Direção Regional do Setor Autónomo de Bissau.