Guiné-Bissau: Lançamento de Programa de Gestão para Diretores Clínicos e Chefias Médicas Hospitalares, no âmbito do IANDA Guiné-Saúde

Publicado em segunda-feira, 20 junho 2022 09:34

No dia 13 de maio de 2022, no âmbito do projeto IANDA Guiné-Saúde, teve lugar a cerimónia de lançamento do Programa de Gestão para Diretores Clínicos e Chefias Médicas Hospitalares (PADIRH), no Hospital Simão Mendes, em Bissau.  

A cerimónia contou com a presença do Diretor Geral da Administração do Sistema de Saúde, Mamadú Baldé, do Adido para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Bissau, António Nunes, e do Coordenador-Geral do IANDA Guiné Saúde, Vany Moreira. Na ocasião, foi também lida uma mensagem do Presidente do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), Filomeno Fortes.

O PADIRH, implementado pelo IHMT, parceiro do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. no âmbito do IANDA Guiné-Saúde, tem como principais objetivos reforçar a capacidade de direção clínica hospitalar, desenhar o perfil do diretor clínico e definir os procedimentos, desenvolver competências na área da gestão e da governação clínica e proporcionar o debate entre diretores sobre os desafios e oportunidades para melhoria da gestão nos hospitais.

Este curso, com duração de 5 semanas, será ministrado por diversos profissionais de saúde portugueses, que se deslocarão à Guiné-Bissau para dar a formação teórica e prática a 24 médicos guineenses e terá uma abrangência nacional.

O IANDA Guiné Saúde – Reforço de Saúde da Guiné-Bissau é financiado pela União Europeia, através do 11.º Fundo Europeu de Desenvolvimento, gerido pelo Camões I.P. e cofinanciado pelo Camões, I.P. e pela Fundação Calouste Gulbenkian. São parceiros de implementação, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto de Higiene e Medicina Tropical e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Mais informações aqui