Guiné-Bissau: O Camões, I.P. e a Embaixada de Portugal apoiam a 3ª Conferência Nacional da Cultura na cidade histórica de Cacheu

Publicado em sexta-feira, 24 julho 2015 09:55

A Secretaria de Estado da Cultura, Juventude e Desporto da Guiné-Bissau promove a 3ª Conferência Nacional de Cultura, nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2015, na cidade de Cacheu, 18 anos após a realização da última Conferência, em 1997. O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Embaixada de Portugal em Bissau apoiam este evento.

Trata-se de uma oportunidade para uma reflexão alargada entre individualidades - chave da área da cultura e das artes e representantes governamentais sobre o papel da cultura no país. Entende-se que a cultura é um fator agregador da sociedade, que promove a coesão social, a cidadania e a afirmação do povo guineense, bem como o desenvolvimento das comunidades. 

Serão organizados painéis temáticos e grupos de trabalho que deverão refletir sobre temas como as artes, a gastronomia, o turismo ou a biodiversidade e a sua relação com a economia do país. 

Será feita uma reflexão sobre a atual situação do setor e identificadas necessidades, constrangimentos e potencialidades. Os convidados, oradores, representantes governamentais e outros atores presentes, serão convidados a apresentar propostas que permitam recolher elementos e orientações para uma Política Nacional de Cultura.  


Para além dos participantes (oradores) e convidados, a 3ª Conferência Nacional de Cultura contará ainda com a presença do Governador da Região de Cacheu, do Secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desportos e do Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira.