Guiné-Bissau: "A Energia está a chegar a Bambadinca", vídeo sobre projeto da TESE

Publicado em segunda-feira, 22 setembro 2014 14:35

Um vídeo intitulado “A Energia Está a chegar a Bambadinca” dá a conhecer o trabalho na área das energias renováveis que tem sido desenvolvido na Guiné-Bissau pela TESE – Associação para o Desenvolvimento, no âmbito de um projeto cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP.

O projeto “Bambadinca Sta Claro - Programa Comunitário para Acesso a Energias Renováveis - visa contribuir para que a região guineense de Bafatá cumpra os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, em particular o ODM1 e ODM2, através da provisão de um serviço fiável e moderno de energia elétrica.

O projeto iniciou-se em outubro de 2011 e prolongar-se-á até março de 2015. Decorre na Vila de Bambadinca, em Bafatá, onde apenas 60 famílias tinham acesso a energia elétrica. O objetivo da TESE é que a luz possa chegar aos cerca de oito mil habitantes daquela localidade.

Envolve como parceiros a Associação Guineense de Estudos e Divulgação de Tecnologias Apropriadas, o Instituto Superior Técnico de Lisboa e a Cooperação Portuguesa/Camões, IP. 

Entretanto, a TESE será um dos beneficiários do projeto GEF-UNIDO na Guiné-Bissau (Promoting investments in small to medium scale renewable energy technologies in the electricity sector), o que inclui a sua participação no Comité de Pilotagem responsável pela coordenação de todas as suas atividades, bem como financiamento de estudos técnicos para replicação da solução de Bambadinca a outras comunidades semi-rurais no país.

A TESE é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) que utiliza o conceito de Inovação Social como âncora da sua atuação em Portugal e em países em desenvolvimento. Investiga, cria, implementa e sensibiliza, construindo um ciclo de soluções socialmente inovadoras e sustentáveis como resposta a necessidades tradicionais e emergentes.

Brochura