Guiné-Bissau: Vice-Presidente do Camões, I.P., inaugura a Unidade de Apoio Pedagógico / Polo de Língua Portuguesa de Bissau

Publicado em quinta-feira, 10 novembro 2022 12:23

No dia 4 de novembro de 2022, a Vice-Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Cristina Moniz, inaugurou a Unidade de Apoio Pedagógico / Polo de Língua Portuguesa (UAP/PLP) de Bissau, recentemente reabilitada e equipada, no âmbito da missão de acompanhamento do Programa Estratégico de Cooperação (PEC) Portugal-Guiné-Bissau 2021-2025.

Além do Adido para a Cooperação, António Nunes, e do Coordenador do Projeto, Pedro Figueiredo, acompanharam a visita a Diretora de Serviços de Cooperação Bilateral, Carolina Estróia, o Chefe de Divisão do Gabinete de Avaliação e Auditoria, Pedro Abreu, e o Técnico Superior do Gabinete de Planeamento, Programação e Estatística, Guilherme Zeverino. A visita contou ainda com a presença do Diretor Regional de Educação do Setor Autónomo de Bissau e do Diretor da Escola Justado Vieira (local onde se encontra a UAP/PLP), Ismael Gaspar Rodrigues e Wilson Semedo, respetivamente.

O Projeto Unidades de Apoio Pedagógico / Polos de Língua Portuguesa é financiado e promovido pelo Camões, I.P., e visa o apoio à formação contínua de professores e que conta, atualmente, com 651 formandos em 12 polos nas diversas regiões do país.

Enquadrado num protocolo estabelecido com o Ministério da Educação da Guiné-Bissau, em 2005, constitui mais um contributo da Cooperação Portuguesa para a melhoria da qualidade do ensino em português e da língua portuguesa na Guiné-Bissau.