Angola: 20 anos de trabalho de Hildebrando de Melo em exposição

Publicado em sexta-feira, 28 agosto 2015 16:20

Reunir trabalhos de pesquisa estética realizados nos últimos 20 anos pelo artista plástico Hildebrando de Melo. Esta é a proposta da exposição retrospetiva “DEEP/Hildebrando de Melo – 20 anos de trabalho” que o Centro Cultural Português em Luanda/Camões, I.P. irá acolher entre os dias 8 e 22 de setembro de 2015.

Com lançamento marcado para dia 8 de setembro, pelas 18h30, a mostra apresentará um conjunto de 60 obras em papel e 20 obras em tela, reunindo trabalhos apresentados nas múltiplas exposições realizadas pelo artista, ao longo das duas últimas décadas, designadamente “Corpo e Alma”, “Espírito”, “Molimo Deus”, “Específico Kiling/Structures”, “Candongueiro”, “Deus”, “Imbondeiro” e “Vírus”, entre outras.

Hildebrando de Melo nasceu no Huambo, no Município do Bailundo, em 1978, tendo realizado os seus estudos em Portugal. Conclui o curso de Pintura na Associação das Lameiras em Vila Nova de Famalicão e participou em seminários com curadores internacionais em múltiplos países, designadamente, África do Sul, EUA e Alemanha.

No seu percurso artístico, conta com mais de duas dezenas de exposições, individuais e coletivas, apresentadas em vários países, como Angola, Portugal, Estados Unidos da América ou Alemanha.

Foi vencedor do Prémio ENSARTE/2004 na categoria “Juventude” e recebeu a Menção Honrosa do mesmo certame em 2014. É ainda detentor do galardão do concurso “Sona Desenhos na Areia” da empresa petrolífera norueguesa Nosk Hydro.