Itália: Homenagem a Antonio Tabucchi na Universidade de Milão

Publicado em terça-feira, 05 fevereiro 2013 19:03

A Universidade de Milão vai homenagear a memória do lusitanista e escritor Antonio Tabucchi no dia 21 de fevereiro de 2013, com uma “jornada de estudos” que reúne naquela cidade italiana diversos especialistas na obra do autor de “Afirma Pereira”.

O evento, que tem o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, é uma iniciativa da Cátedra de Literatura Portuguesa e Brasileira da Università Degli Studi di Milano.

Considerado um nome maior da literatura europeia, Tabucchi foi professor de Língua e Literatura Portuguesas na Universidade de Siena, Itália. Da sua bibliografia fazem parte títulos como “A Cabeça Perdida de Damasceno Monteiro”, “Os últimos três dias de Fernando Pessoa” e “Nocturno Indiano”.

Nascido em Pisa em 1943, Tabucchi referia-se sempre a Portugal, que conhecia desde os 22 anos, como o seu “país de adoção”. É autor de ensaios sobre o trabalho de Pessoa e, com a companheira, Maria José de Lencastre, traduziu e dirigiu a edição italiana dos textos do poeta. Faleceu em Lisboa em março de 2012.

A jornada de estudos em homenagem a Tabucchi contará com cerca de uma dezena de intervenções subordinadas à análise da sua obra.