I Comissão Mista Intergovernamental Portugal – Angola

Publicado em terça-feira, 17 dezembro 2019 10:59

Teve lugar, no dia 13 de dezembro de 2019, em Luanda, a I Comissão Mista Intergovernamental Portugal – Angola. A delegação nacional foi chefiada pela Diretora Geral de Política Externa, Embaixadora Madalena Fischer. Integraram a mesma representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério das Finanças, Ministério da Economia e Ministério da Justiça. O Camões, I.P. esteve representado pelo Chefe de Divisão do Gabinete de Planificação, Programação e Estatística, Miguel Girão de Sousa. Do lado angolano a reunião foi presidida pela Diretora Europa do Ministério de Relações Exteriores, Embaixadora Vicência de Brito.

Os trabalhos deste novo mecanismo de coordenação da cooperação entre os dois países, centraram-se prioritariamente nas áreas das Finanças, Economia e Planeamento, Justiça, Educação, Ensino Superior e Ciência e Saúde. No decurso do encontro foi efetuado o balanço da implementação dos 44 instrumentos jurídicos assinados ou em negociação, no seguimento das visitas do Presidente da República e do Primeiro-Ministro a Angola, e do Presidente da República, João Lourenço, a Portugal, entre setembro de 2018 e março de 2019.

Esta reunião constituiu igualmente uma oportunidade para a abordagem dos principais temas da agenda regional e internacional com interesse direto para os dois países, nomeadamente tendo presente as próximas presidências pro tempore da CPLP por Angola, no biénio 2020-2022, e do Conselho da União Europeia por Portugal, no primeiro semestre de 2021.