II Conferência de Lisboa: A Globalização do Desenvolvimento

Publicado em terça-feira, 03 maio 2016 09:40

A 2ª edição das Conferências de Lisboa sobre Desenvolvimento terá lugar a 5 e 6 de maio de 2016 na Fundação Calouste Gulbenkian. Este evento, que tem o apoio do Camões − Instituto da Cooperação e da Língua, permite uma reflexão política continuada e abrangente sobre os principais temas da agenda internacional, com destaque para a sustentabilidade dos modelos de crescimento, a governação e a paz e segurança internacional.

Nesta edição será debatido o significado atual do desenvolvimento e as tendências que enformam a sua globalização, incluindo as reconfigurações geoeconómicas, as ameaças de segurança, o esbatimento da dicotomia Norte-Sul e o futuro da União Europeia.

Será igualmente lançado o Clube de Lisboa, para o qual serão convidados para membros os participantes das diversas edições das Conferências. Esta iniciativa terá um Conselho Consultivo Estratégico, composto por personalidades nacionais e internacionais reputadas, o qual ajudará a lançar pontes de diálogo e entendimento global.

A participação é gratuita mediante inscrição.

Programa