Portugal: II Congresso Europeu de Educação Global - Lisboa, 27-28 de Setembro

Publicado em terça-feira, 31 julho 2012 18:57

Em 27 e 28 de setembro de 2012, realiza-se em Lisboa, na reitoria da Universidade de Lisboa, a segunda edição do Congresso Europeu de Educação Global, sob o mote “Educação, Interdependência e Solidariedade num Mundo em Mudança”.

“A Educação Global é entendida como compreendendo a Educação para o Desenvolvimento, a Educação para os Direitos Humanos, a Educação para Sustentabilidade, a Educação para a Paz e para a Prevenção de Conflitos e a Educação Intercultural; quando consideradas como dimensões globais da Educação para Cidadania”.

O Congresso tem por finalidade promover o diálogo, apresentar-se como uma experiência de aprendizagem e contribuir para o reforço do compromisso político para com a Educação Global por parte dos decisores das Organizações Internacionais, Ministérios da Educação, Ministérios dos Negócios Estrangeiros, Parlamentos, Autarquias e Organizações da Sociedade Civil, dos educadores e de outros atores relevantes na área.

A primeira edição do Congresso decorreu em Maastricht (Holanda), em 2002, e redundou numa Estratégia para a promoção da Educação Global na Europa até 2015. Decorridos 10 anos, trata-se de identificar os resultados alcançados, até ao momento, bem como de definir um plano de ação para se atingir os resultados ainda a atingir até 2015.

Este evento conta com o apoio da Comissão Europeia e é coorganizado pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, com sede em Portugal, GENE – Global Education Network Europe, CONCORD – Confederação Europeia das ONGD, Universidade de Lisboa, Plataforma Portuguesa das ONGD e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

A inscrição no Congresso está sujeita a convite prévio.