II Edição da Componente prática do Curso de Abordagem e Tratamento do Doente Crítico COVID-19

Publicado em quinta-feira, 23 dezembro 2021 09:59

Decorreu, entre 27 de novembro e 7 de dezembro de 2021, em Bissau, a segunda edição da componente prática do Curso de Abordagem e Tratamento do Doente Crítico COVID-19, no âmbito da Cooperação Triangular Portugal, Israel e Guiné-Bissau.

Esta ação foi promovida no âmbito do Memorando de Entendimento assinado entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Mashav – Agência Israelita de Cooperação Internacional, com vista a desenvolver projetos de cooperação para o desenvolvimento em países de interesse comum (cooperação triangular), bem como no quadro do Plano de Ação de Resposta Sanitária à Pandemia COVID-19 nos PALOP e Timor-Leste.

A segunda edição desta componente prática foi promovida pela Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (SPCI), em estreita parceria com o Alto-Comissariado para a COVID-19 da Guiné-Bissau, e caraterizou-se pela realização de ações de formação in loco, ministradas por dois médicos e dois enfermeiros portugueses. Teve como objetivo formar profissionais de saúde guineenses, a realizar atendimento ao doente crítico da COVID-19, no Hospital Nacional Simão Mendes e no Hospital de Cumura.

No total, foram abrangidos por estas ações de formação cerca de 55 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, oriundos de ambos os hospitais.

32837