Espanha: II Festival de Fado de Sevilha

Publicado em quarta-feira, 28 setembro 2016 10:32

Depois do grande sucesso alcançado com a primeira edição do Festival de Fado de Sevilha, no último trimestre de 2015, arranca no próximo dia 8 de outubro de 2016, a II edição deste festival, com uma programação que inclui alguns dos mais prestigiados intérpretes musicais portugueses da atualidade.

O Festival de Fado é música e muito mais, incluindo na sua programação conferências, projeções de filmes e uma exposição que ajudam a descobrir os mistérios do fado.

A história do fado é também a história da sua permanente interação com outros géneros poético-musicais nacionais e internacionais.

Ainda antes da sua génese em Lisboa, na década entre 1820 e 1830, convergem no seu processo de formação os fados bailados afro-brasileiros, os cantares marinheiros, os estilos sentimentais de salão ou os bailes e cantos regionais de todos os migrantes que chegam a Lisboa em 1800.

Na segunda metade do século XIX, quando a revista musical chega ao teatro, assiste-se pouco a pouco ao ressurgir do fado como canção com refrão e baladas.

No período entre as guerras mundiais, precisamente quando o género se estabiliza na nova rede profissional de casas de fado, chegam-lhe ecos da copla andaluza e do tango argentino. Amália e Carlos do Carmo introduzem novas preocupações poéticas e inventam um formato de espetáculo que o faz percorrer os grandes palcos do mundo.

O Festival de Fado, nesta segunda edição, propõe uma viagem por este percurso mágico dos séculos de permanência e mudança, proporcionado pela partilha, intercâmbio e união do fado com outros géneros musicais.

As entradas para os concertos estarão à venda nas bilheteiras do Teatro Lope de Veja.

A entrada para as restantes atividades que decorrem no Consulado Geral de Portugal em Sevilha será livre.

Mais informações em: http://festivalfadosevilla.com/