III Conferência Cabo-Verdiana de Filosofia, Literatura e Educação

Publicado em quarta-feira, 14 outubro 2020 17:13

A Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (curso de Filosofia) da Universidade de Cabo Verde, o Camões – Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia, o Movimento Internacional Lusófono (MIL) e o Instituto de Filosofia da Universidade do Porto organizam a III Conferência Cabo-Verdiana de Filosofia, Literatura e Educação, sob o lema: “Trocas Narrativas e Experiência de Leitura Plural”, a ser realizada no dia 15 de outubro de 2020 (transmissão em linha), na Universidade de Cabo Verde.

Pretendendo dar continuidade às edições anteriores, este evento (desta vez à distância), pretende estabelecer a ponte entre Filosofia, Literatura e Educação no espaço lusófono, enaltecendo uma filosofia capaz de se abrir a novas formas de emergência da verdade através do literário e do poético. Neste sentido, cabe ao saber filosófico dialogar com estas formas de criação artística que, com efeito, são instâncias de formação humana, mormente na contemporaneidade onde cada vez mais se robustece a tendência para reduzir a experiência da verdade ao paradigma tecnocientífico.

Nesta linha de pensamento, este evento tem o objetivo de – a partir da filosofia, da literatura e da educação (principalmente a partir das relações a elas historicamente ambíguas ou complementares) – procurar compreender a nossa situação como seres mediados pela experiência de várias linguagens produtoras (e doadoras) de sentido, questionando-nos (e permitindo-nos questionar) acerca da nossa condição humana pessoal, histórica, social e cultural.

Reuniremos escritores, investigadores, professores, estudantes, artistas, curiosos, dando espaço à participação ativa de vários públicos que, doravante, poderão ver na literatura e na filosofia autênticas formas de educar a humanidade pela sensibilidade estética e ética. Assim, estimular a leitura no espaço pedagógico (e não só) é sinal de enriquecimento pessoal, trocas narrativas e humanização do espaço lusófono como espaço poético (e poiético) por excelência.

A Comissão Organizadora, presidida pelo Professor Doutor Elter Carlos, é constituída pelos Professores:

  • Elter Carlos | Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde;
  • Carlos Bellino | Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde;
  • Mariana Faria | Camões, I.P. e Universidade de Cabo Verde;
  • Renato Epifânio | Movimento Internacional Lusófono;
  • Celeste Natário | Instituto de Filosofia da Universidade do Porto.

Poderá aceder ao Programa, em linha aqui.

Considerando o atual contexto epidemiológico, associado à COVID 19, doença provocada pela infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, procederemos à transmissão das comunicações, em linha, no canal de YouTube da Conferência.

Programa (PDF)