Ilha de Moçambique: Cluster da Cooperação Portuguesa e reabilitação no âmbito do Gombe

Publicado em terça-feira, 06 dezembro 2022 18:05

A Vice-Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Cristina Moniz, deslocou-se à Ilha de Moçambique, entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro de 2022, para presidir à Comissão de Acompanhamento do projeto Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique.

O evento permitiu fazer-se um balanço dos progressos já alcançados na 3.º fase (2019-2023) e contou com a presença de todos os parceiros das cinco componentes do projeto (1. ordenamento territorial e urbanístico; 2. formação profissional; 3. ensino pré-escolar; 4. reabilitação do património; 5. sociedade civil, artes e ofícios e empreendedorismo).

No âmbito da componente 3 do Cluster, a Vice-Presidente do Camões, I.P. inaugurou o espaço reabilitado da Biblioteca Pública Distrital da Ilha de Moçambique, que conta com a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa para a capacitação e formação dos seus bibliotecários, e visitou duas escolinhas do Cluster: o Centro Infantil da Ilha de Moçambique e a Escola Comunitária Sanculo, cuja intervenção resulta da parceria com a Associação HELPO.

Visitou a requalificação do espaço público do Bairro Quirahe, na cidade de Macúti, na Ilha, alvo de intervenção das componentes 1 e 5 do Cluster, implementadas pelas UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa e pela Fundação Aga Khan, ocasião aproveitada para o lançamento da primeira pedra para a construção dos fontanários apoiados pelo Fundo de Pequenos Projetos da Embaixada de Portugal.

A Vice-Presidente visitou igualmente a Capela de Nossa Senhora do Baluarte, património que será reabilitado no âmbito da componente 4, cuja intervenção resulta da parceria entre a Direção-Geral do Património Cultural de Portugal e o Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique, e o Instituto Médio e Politécnico da Ilha de Moçambique, inserido na intervenção realizada na componente 2, vertente Hotelaria e Turismo, em parceria com o Turismo de Portugal.

Durante a deslocação, foram ainda assinados Acordos de Apoio Financeiro no âmbito da reabilitação das infraestruturas danificadas pela passagem do ciclone Gombe, em março de 2022, com o Governo Distrital da Ilha de Moçambique, com o Conselho Municipal da Ilha, com o Museu da Ilha e com o Instituto Médio e Politécnico da Ilha de Moçambique.

A deslocação permitiu também visitar o projeto da ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola, em Monapo, distrito contíguo ao da Ilha de Moçambique, também na província de Nampula, onde inaugurou as instalações do Centro de Interpretação do Património.

33609 1b

33609 2

33609 3

33609 5

33609 6