ILUCIDARE - Candidaturas abertas para os Prémios Europeus do Património

Publicado em segunda-feira, 27 julho 2020 14:41

Estão abertas as candidaturas para o mais prestigiado galardão europeu no domínio do património até 1 de outubro de 2020. As Candidaturas devem ser remetidas através do site . Uma oportunidade para arquitetos, artesãos, especialistas em património cultural, profissionais e voluntários, instituições públicas e privadas e comunidades locais de toda a Europa.

Os Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra, lançados pela Comissão Europeia em 2002 e geridos pela Europa Nostra, são apoiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia e distinguem os melhores projetos de conservação, os mais inovadores projetos de investigação, adedicação de longa data de profissionais e voluntários, e os melhores programas de sensibilização, formação e educação na área do património. Em 2021, serão premiados até 30 projetos de toda a Europa. Destes, quatro receberão o Grande Prémio – no valor de 10 mil euros cada – e a um será atribuído o Prémio do Público, escolhido através de votação online realizada pela Europa Nostra, a principal organização europeia de defesa do património. 

Além disso, dois Prémios Especiais ILUCIDARE, apoiados pelo Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia, serão entregues a projetos notáveis de inovação e relações internacionais na área do património, selecionados entre as candidaturas apresentadas aos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra.  

Os vencedores anteriores reportam que os Prémios lhes trouxeram grandes benefícios como maior exposição (inter)nacional, aumento do número de visitantes e financiamento subsequente. A lista de vencedores de Portugal pode ser encontrada aqui.

com Comunidade Cultura e Arte