Portugal submete ao CAD/OCDE proposta de calendário de implementação do Standard Comum

Publicado em sexta-feira, 30 novembro 2012 08:33

No âmbito da Parceria Global para uma Cooperação para o Desenvolvimento Eficaz, Portugal comprometeu-se a implementar um standard comum e aberto para a publicação eletrónica de informação atempada, abrangente e prospetiva sobre os recursos disponibilizados pela cooperação para o desenvolvimento, tendo como referência o sistema de reporte estatístico do Comité de Apoio ao Desenvolvimento (CAD) da OCDE e os esforços complementares da Iniciativa Internacional sobre a Transparência da Ajuda (IATI).

Este standard deverá responder às necessidades de informação dos países em desenvolvimento e dos atores não estatais, em conformidade com os requisitos nacionais. Os doadores comprometeram-se ainda em publicar os respectivos calendários de implementação até dezembro de 2012 e finalizar a implementação do standard comum até dezembro de 2015.

Assim, e em resposta ao desafio conjunto lançado pelo CAD/OCDE e pela IATI, Portugal submeteu no passado dia 19 de novembro a sua proposta de calendário de implementação do standard comum, que pode ser consultado em Implementation Schedule for the common standard.