Inauguração da Cátedra António Lobo Antunes

Publicado em quarta, 24 outubro 2018 16:05

No dia 22 de outubro de 2018, a Universidade de Milão mais conhecida pelo nome de Statale di Milano tal como é vulgarmente chamada pelos seus docentes e alunos. recebeu um dos mais importantes escritores da contemporaneidade portuguesa -  António Lobo Antunes - para inaugurar uma Cátedra com o seu nome. 

O protocolo de cooperação entre o Camões, I.P. e a Universidade de Milão foi assinado pelo Embaixador de Portugal em Roma, Francisco Ribeiro Telles e o neo-Reitor da Universidade de Milão, Elio Franzini. 

A lectio de António Lobo Antunes foi uma evocativa rapsódia de autores das Literaturas em português frequentados e amados pelo escritor. A relação com a tradição nacional, a identidade cultural cujo cúmplice até sentimental é inexoravelmente o mar, o longe, a distância, as memórias pessoais que cruzam as memórias mais recentes e traumáticas do País (Guerra Colonial, descolonização), a escrita como razão da existência, de toda uma existência: foram esses os temas tocados por António Lobo Antunes que emocionou toda a audiência.

A Cátedra “António Lobo Antunes” ficará sob a responsabilidade do professor Vincenzo Russo, que, desde 2009, coordena a  Secção de Português da Universidade de Milão.

Esta Cátedra será estruturada segundo duas diretrizes, cujas atividades serão divulgadas e promovidas através de um site específico a funcionar a partir de 2019: 

a)            Diretriz didática, que será garantida pela difusão e pelo ensino da língua portuguesa nos cursos curriculares e extra-curriculares (o ensino básico do português para alunos do Programa Erasmus em out going) e pela atribuição de um curso de alta formação em História das Ideias e da Cultura Portuguesa a um Visiting Professor de uma Universidade ou Centro de Investigação portugueses ou internacional. 

b)           Diretriz científica e de difusão cultural com a organização de eventos (congressos, palestras de especialistas, lançamentos de livros, convite a escritores lusófonos) e de promoção editorial. Neste sentido, a Cátedra “António Lobo Antunes” funcionaria em parceria com a Cátedra Eduardo Lourenço da Universidade de Bolonha (cujo responsável é o professor Roberto Vecchi) para a constituição de uma coleção editorial, recentemente lançada pela Editora Meltemi de Milão, intitulada “Pensiero Atlantico” sobre o pensamento português e em português. O primeiro título da coleção a ser lançado será, no primeiro trimestre de 2019, o volume de ensaios de Eduardo Lourenço “Do Colonialismo como nosso impensado”.

 

20254 l1

20254 l2

20254 l3