Inauguração da Cátedra António Lobo Antunes em Milão

Teve lugar no dia 22 de outubro de 2018, pelas 16h00, na Sala Crociera Alta di Giurisprudenza, em via Festa del Perdono 7, a inauguração da Cátedra “António Lobo Antunes”.
A instituição desta Cátedra no Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Università degli Studi di Milano nasce do interesse que esta instituição tem dedicado à língua e à cultura portuguesas e da estratégia do Camões, I.P. de apoiar o desenvolvimento de projetos de investigação e de ensino/formação que contribuam para a projeção do português enquanto língua global, para a produção de ciência em português e para a afirmação da cultura como eixo de desenvolvimento.
Foi assinado o Acordo de Cooperação entre a Università degli Studi di Milão (UniMi) representada pelo seu Reitor, Elio Franzini, e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I.P, representado pelo Embaixador de Portugal em Roma, Francisco Ribeiro Telles.
Celebrando o contributo que António Lobo Antunes tem dado à literatura, à língua e à cultura portuguesas, a Cátedra ostentará o nome deste grande escritor português contemporâneo, autor de uma rica e vastíssima obra, que proferirá, na ocasião, uma lectio magistralis.
Sob a direção de Vincenzo Russo, Professor de Língua e Literaturas Portuguesa e Brasileira na UniMi, a Cátedra Lobo Antunes apresenta como linhas de investigação temas como Na órbita de António Lobo Antunes; Dimensões da língua portuguesa em Itália; Colonialismo e pós-colonialismos; Pensamento Atlântico e história das ideias; História da receção de autores portugueses em Itália, dedicando-se ainda à tradução de autores portugueses.