Inauguração da Cátedra António Lobo Antunes em Milão

Publicado em terça-feira, 16 outubro 2018 17:36

Teve lugar no dia 22 de outubro de 2018, pelas 16h00, na Sala Crociera Alta di Giurisprudenza, em via Festa del Perdono 7, a inauguração da Cátedra “António Lobo Antunes”.

A instituição desta Cátedra no Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Università degli Studi di Milano nasce do interesse que esta instituição tem dedicado à língua e à cultura portuguesas e da estratégia do Camões, I.P. de apoiar o desenvolvimento de projetos de investigação e de ensino/formação que contribuam para a projeção do português enquanto língua global, para a produção de ciência em português e para a afirmação da cultura como eixo de desenvolvimento.

Foi assinado o Acordo de Cooperação entre a Università degli Studi di Milão (UniMi) representada pelo seu Reitor, Elio Franzini, e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I.P, representado pelo Embaixador de Portugal em Roma, Francisco Ribeiro Telles.

Celebrando o contributo que António Lobo Antunes tem dado à literatura, à língua e à cultura portuguesas, a Cátedra ostentará o nome deste grande escritor português contemporâneo, autor de uma rica e vastíssima obra, que proferirá, na ocasião, uma lectio magistralis.

Sob a direção de Vincenzo Russo, Professor de Língua e Literaturas Portuguesa e Brasileira na UniMi, a Cátedra Lobo Antunes apresenta como linhas de investigação temas como Na órbita de António Lobo Antunes; Dimensões da língua portuguesa em Itália; Colonialismo e pós-colonialismos; Pensamento Atlântico e história das ideias; História da receção de autores portugueses em Itália, dedicando-se ainda à tradução de autores portugueses.